A estruturação da sequência didática para o ensino de Estatística na Educação Básica contempla o que Zabala (1998) afirma ser o mais favorável para se desenvolver a construção do conhecimento, e contém os itens a seguir:
a) Apresentação de situação problemática;
b) Problemas ou questões;
c) Respostas intuitivas ou suposições;
d) Fontes de informação;
e) Busca de informação;
f) Elaboração de conclusões;
g) Generalização;
h) Exercícios de memorização;
i) Prova ou exame;
j) Avaliação.
Com este trabalho, busca-se preencher a necessidade de compreensão dos estudantes. Para Zabala (1998), uma sequência didática com todos esses elementos possibilita ao professor propor uma maior variedade de atividades, a fim de que as aprendizagens sejam as mais significativas possíveis, porém, neste trabalho, não foram consideradas as etapas h (exercícios de memorização) e i (prova ou exame), pois os procedimentos de avaliação seguiram e se efetivaram com instrumentos e atividades coerentes com as concepções de Freire e Vygotsky, aproximando as práticas de uma educação problematizadora, que se faz dialógica. Isso significa envolver os estudantes no desenvolvimento da sequência didática em que as atividades de aprendizagem e de avaliação da aprendizagem consideram a prática de diálogos e debates, trabalhos em grupos, pesquisas, trabalhos de campo, elaboração de questionários e entrevistas, dentre outros.
A sequência didática para o ensino de Estatística foi planejada, partindo da análise de diversos gráficos e tabelas, retirados de meios de comunicação, que servem de base para o conteúdo relacionado à Estatística, através de questionamentos que nortearam a formalização do seu conceito. A composição de cada etapa foi pensada de maneira sequencial, visando a que o estudante intuísse os conceitos através da prática associada à sua vivência.