ETAPAS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A estruturação da sequência didática para o ensino de Estatística na Educação Básica contempla o que Zabala (1998) afirma ser o mais favorável para se desenvolver a construção do conhecimento, e contém os itens a seguir:

a) Apresentação de situação problemática;

b) Problemas ou questões;

c) Respostas intuitivas ou suposições;

d) Fontes de informação;

e) Busca de informação;

f) Elaboração de conclusões;

g) Generalização;

h) Exercícios de memorização;

i) Prova ou exame;

j) Avaliação.

Com este trabalho, busca-se preencher a necessidade de compreensão dos estudantes. Para Zabala (1998), uma sequência didática com todos esses elementos possibilita ao professor propor uma maior variedade de atividades, a fim de que as aprendizagens sejam as mais significativas possíveis, porém, neste trabalho, não foram consideradas as etapas h (exercícios de memorização) e i (prova ou exame), pois os procedimentos de avaliação seguiram e se efetivaram com instrumentos e atividades coerentes com as concepções de Freire e Vygotsky, aproximando as práticas de uma educação problematizadora, que se faz dialógica. Isso significa envolver os estudantes no desenvolvimento da sequência didática em que as atividades de aprendizagem e de avaliação da aprendizagem consideram a prática de diálogos e debates, trabalhos em grupos, pesquisas, trabalhos de campo, elaboração de questionários e entrevistas, dentre outros.

A sequência didática para o ensino de Estatística foi planejada, partindo da análise de diversos gráficos e tabelas, retirados de meios de comunicação, que servem de base para o conteúdo relacionado à Estatística, através de questionamentos que nortearam a formalização do seu conceito. A composição de cada etapa foi pensada de maneira sequencial, visando a que o estudante intuísse os conceitos através da prática associada à sua vivência.

Resumo das Etapas

Capa Etapa 0

Etapa 0: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Tem-se o objetivo de identificar as condições de aprendizagem, os saberes e as dificuldades dos estudantes. Para isso, elaborou-se uma avaliação diagnóstica sobre conceitos básicos de Estatística, como leitura e interpretação de gráficos e tabelas, servindo também esta etapa para a organização das cinco demais.

Capa Etapa 1

Etapa 1: CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA

Busca-se propiciar aos estudantes a construção do conceito de Estatística para que possam utilizá-lo para fazer pesquisas de interesse, analisar dados e interpretar informações que cotidianamente circulam nos meios de comunicação tradicionais ou nas mídias sociais. Os tópicos abordados nesta primeira etapa são: conceitos de Estatística, interpretação de dados apresentados em notícias e reportagens, conceitos de população e amostra, tipos de amostragem, variáveis qualitativas e quantitativas, frequência absoluta e frequência relativa, medidas de tendência central: moda, média, mediana e amplitude, situações expressas em tabelas e gráficos.

etapa1proposta.png
Capa Etapa 2

Etapa 2: PESQUISAS ESTATÍSTICAS EM SALA DE AULA

Contempla a realização de uma pesquisa estatística dentro da sala de aula, de reconhecimento e aplicação dos conceitos estudados na primeira etapa em levantamento de dados com entrevistas aos próprios colegas sobre um tema de interesse. Com os dados são explorados estes conceitos estatísticos de organização e análise dos dados e da apresentação dos resultados da pesquisa.

etapa2proposta.png
Capa Etapa 3

Etapa 3: PESQUISAS ESTATÍSTICAS FORA DA SALA DE AULA

Acontece de modo a proporcionar aos estudantes a experiência de realizarem suas próprias pesquisas, agora, fora de sala de aula, envolvendo maior população e amostra de entrevistados. Assim, além de ampliar a compreensão para interpretar e utilizar adequadamente os conceitos de Estatística, o que contribui para a formação intelectual, os estudantes evoluem na sua formação emocional e afetiva, propiciada por momentos de interação social. Como finalização, eles apresentam os trabalhos.

etapa3proposta.png
Capa Etapa 4

Etapa 4: RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA ORGANIZAR E REPRESENTAR DADOS

É proposta para a construção de tabelas e gráficos utilizando a tecnologia como apoio às atividades educativas, aprimorando as aprendizagens com momentos diversificados e também aproveitando para aumentar o interesse dos estudantes pelas aulas, em especial de Matemática. As planilhas eletrônicas, como a Calc do Libre Office, podem ser utilizadas nesta etapa para a organização dos dados em tabelas e representação em gráficos. Com maior precisão, esse recurso apresenta funções estatísticas para calcular medidas de tendência central, sendo possível estabelecer discussões importantes sobre os conceitos trabalhados e também sobre aspectos que colaboram para a formação crítica dos estudantes, contribuindo para aprofundar reflexões sobre os resultados obtidos em suas pesquisas.

etapa4proposta.png
Capa Etapa 5

Etapa 5: NOVAS ESTRATÉGIAS PARA APRIMORAR E FAZER AVANÇAR A APRENDIZAGEM

Nesta última etapa da sequência didática, são desenvolvidas atividades com o propósito de destacar e discutir os principais eventos relacionados com a história da Estatística, confrontando-os com a atualidade, e de registrar as produções dos estudantes, em vídeo, tendo por base os conceitos estudados. Os vídeos podem ser socializados em sala de aula servindo de motivação para os estudantes se envolverem em uma obra cultural e, ao mesmo tempo, para retomarem e revisarem o que foi estudado, além de ser uma atividade adiantada da gincana que acontece nesta mesma etapa. Por fim, os estudantes participam de uma gincana em que as atividades servem também como avaliação das aprendizagens, envolvendo questões do ENEM. O fechamento desta unidade, que finaliza também a sequência didática, se dá com a realização de uma roda de conversa, para que os estudantes compartilhem suas visões sobre a importância de se promover o estudo da Estatística na escola.

etapa5proposta.png