Etapa 4

Recursos Tecnológicos Para Organizar e Representar Dados
Capa Etapa 4

ORIENTAÇÕES:

DURAÇÃO:

A Etapa 4 da sequência didática está organizada em dois períodos de aula (podendo ser adaptada a critério do professor).

A tecnologia é uma ferramenta que pode ser utilizada de forma apropriada para o bom desenvolvimento de atividades educativas, facilitando a aprendizagem e melhorando o interesse dos estudantes pelas aulas, em especial de Matemática. Um exemplo para esse fato são as planilhas eletrônicas, que podem ser utilizadas, entre outras funções, para organizar dados estatísticos em tabelas e na construção de gráficos com maior precisão, por exemplo, na construção de gráficos de setores.

Além disso, esse recurso apresenta funções Estatísticas em que é possível calcular medidas de tendência central, assim, é possível estabelecer discussões importantes sobre conceitos trabalhados e também sobre aspectos que colaborem para a formação crítica dos estudantes, contribuindo para aprofundar reflexões sobre os resultados obtidos em suas pesquisas.

Objetivos de aprendizagem:

- Conhecer e utilizar a planilha eletrônica para organizar dados em tabelas e gráficos;

- Utilizar corretamente as funções da planilha eletrônica Clac do Libreoffice;

- Avaliar o interesse por recursos tecnológicos;

- Avaliar se a utilização de recursos tecnológicos colabora para a aprendizagem.

Metodologia:

Ao longo das Etapas 1, 2 e 3, os estudantes tem contato com diferentes situações que apresentaram dados possíveis de analisar e calcular, manualmente, as medidas de tendência central relacionadas. Na maioria das situações de pesquisas Estatísticas, a quantidade de dados pode ser enorme; portanto, é necessário fazer uso de planilhas eletrônicas para auxiliar na organização e análise dos dados.

Atividade 1

Mesmo que a escola não disponha de um laboratório de informática, todos os estudantes, individualmente ou em grupos, possuem um celular smartphone, podendo utilizar o programa Libreoffice Calc em seus celulares.

O professor esclarece que existem diferentes tipos de planilha eletrônica como a Calc do Libre Office que será utilizada nesta etapa. Ao baixarem a planilha Calc em seus celulares é proposta uma breve exploração e é desenvolvido um diálogo a respeito do que os estudantes conhecem dessa ferramenta e de outras similares.

Atividade 2

As planilhas eletrônicas auxiliam na organização dos dados e na construção de gráficos. Neste segundo momento, e a partir de um conjunto de dados são construídos gráficos de coluna e de setores na planilha Calc. O professor faz uso do Datashow para que todos acompanhem o passo a passo para a criação da tabela e dos gráficos.

Por exemplo: Abra uma nova planilha e digite o título da tabela na célula A1, “Número de irmãos” na célula A2 e “Frequência absoluta” na célula B2. Depois complete as colunas conforme a tabela abaixo:

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Fonte: Dados fictícios

Depois de darem entrada aos dados na planilha eletrônica, o professor segue com explicações para a construção dos gráficos.

Selecione somente os dados numéricos e clique em inserir gráfico, no menu ou no ícone do gráfico.

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Na janela do Assistente de gráficos, selecione, no passo 1, tipo de gráfico “Coluna” e clique em Próximo.

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No passo 2, Intervalo de dados, selecione “Primeira coluna como rótulo” e clique em Próximo.

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No passo 3, Série de dados, deixe como está e clique em Próximo.

No passo 4, Elementos do gráfico, insira o título do gráfico e o título dos eixos. Se tiver selecionado “Exibir legenda”, clique para desabilitar.

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Para finalizar, clique em “Concluir”. Feito! Veja, o gráfico estará pronto!

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Para a construção do gráfico de setores, precisa-se inserir outra coluna com as frequências relativas, em porcentagem, e segue-se o mesmo passo a passo, a diferença é que em “Tipo de gráfico” seleciona-se “Pizza”. Para aparecerem os valores das porcentagens, clica-se com o botão direito do mouse sobre o gráfico e depois seleciona-se “Inserir rótulos de dados”.

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Ao final da Etapa 2, o professor conversa com os estudantes sobre dúvidas a respeito dos procedimentos, esclarecendo o que for necessário.

Atividade 3

Para finalizar as atividades com a planilha eletrônica, os estudantes organizam e constroem os gráficos dos dados das pesquisas realizadas por eles anteriormente, porém, nesse momento, fazendo uso de recurso tecnológico.

Avaliação:

- Registros, em ficha de acompanhamento da realização das atividades, preenchida pelo professor observando a turma, e individualmente pelos estudantes, referente à participação nas atividades propostas durante a aula.

- Coleta das produções dos estudantes que, nesse caso, podem ser os arquivos salvos como planilhas, com o nome de cada um, possibilitando que o professor tenha acesso aos materiais de todos os estudantes.

Ficha de acompanhamento das atividades