ORIENTAÇÕES:
DURAÇÃO:
A Etapa 1 da sequência didática está organizada em quatro períodos de aula (podendo ser adaptada a critério do professor).
Objetivos de aprendizagem:
- Conhecer o conceito de Estatística;
- Interpretar dados apresentados em notícias e reportagens;
- Distinguir população e amostra;
- Identificar os tipos de amostragem;
- Diferenciar variáveis qualitativas das quantitativas;
- Reconhecer frequência absoluta e frequência relativa;
- Determinar as medidas de tendência central: moda, média, mediana e amplitude;
- Descrever situações expressas em tabelas e gráficos.
Metodologia:
Inicialmente os estudantes assistem a um filme, em que podem ter uma boa ideia e noções de Estatística, depois, em grupos de quatro estudantes e atuando de forma participativa, respondem perguntas sobre diversos conceitos estatísticos, tendo disponíveis, sobre uma classe, vários gráficos e tabelas que auxiliam na identificação e diferenciação de termos básicos próprios da Estatística.
Atividade 1
No primeiro momento, os estudantes assistem ao filme “O que é Estatística” e, em grupos de quatro estudantes, respondem duas questões sobre o filme:
1 – Cite três situações do vídeo relacionadas à Estatística.
2 – Indique outras duas situações do cotidiano em que a Estatística está presente.
Em seguida, no grande grupo, as questões são discutidas com auxilio, questionamentos e comentários do professor, destacando o conceito de Estatística e a sua importância.
Atividade 2
No segundo momento, um conjunto de tabelas e gráficos é disponibilizado sobre uma mesa central para os estudantes analisarem, guiados pelo professor que propõe questões sobre os conteúdos desses materiais.
Para as análises, que exploram conhecimentos prévios e ideias retratadas no vídeo, é solicitado que os estudantes procurem se ater a possíveis significados designados por expressões próprias da Estatística.
Grupo I de questões: para identificar população e amostra.
1 – Vocês percebem que há situações que se referem à população e outras com amostras de população? Quais seriam?
2 – E dentre das amostras há diferentes tipos de amostragem. Sabem indicar qual ou quais amostras são: aleatória, proporcional estratificada ou sistemática, nestes gráficos e tabelas? Vamos pensar juntos em cada uma delas.
Grupo II de questões: para a diferenciação entre variáveis.
3 – Observando as variáveis, procurem separar os casos em que a variável é qualitativa e aqueles em que é quantitativa?
4 – As variáveis quantitativas também são de dois tipos, percebem? Separam agora essas em discreta ou contínua?
Grupo III de questões: para diferenciar os tipos de frequência e identificar as medidas de tendência central.
5 – A contagem de casos se chama frequência, concordam com esta designação? E o que seria distribuição de frequência?
6 – Nos atendo à forma como foram expressas as frequências, alguns casos se referem à frequência absoluta e outros à relativa. Vamos entendê-los analisando os gráficos e as tabelas, e interpretar cada uma dessas frequências?
7 – Em Estatística, o resultado representativo da tabela ou gráfico é dito uma medida de tendência central e é um valor central ou um valor típico para uma distribuição de frequência. As medidas de tendência central mais comuns são a média (aritmética), a mediana, a moda e amplitude. Média vocês já conhecem, moda é bem o que a palavra expressa e mediana e amplitude o que seriam? Analisem os gráficos e tabelas. Vamos construir juntos os conceitos de cada medida de tendência central?
Atividade 3
Para finalizar esta etapa, cada grupo, com base nas respostas dadas às questões, elabora uma redação, para ser trocada entre os grupos, compartilhando as ideias e as conclusões das análises que fizeram. Numa forma de rodízio (1 -> 2 -> 3 -> 1) as redações dos grupos são analisadas pelos colegas que fazem comentários escritos (com caneta ou lápis colorido) sobre o que está bem ou sobre aspectos que podem ser melhor complementados ou esclarecidos. O professor acompanha os grupos, dialogando quando sentem necessidade de algum auxílio sobre os conceitos abordados. Para a elaboração desta redação, ficam à disposição sobre a mesa central os gráficos e as tabelas cujas análises conduziram as discussões.
No final da aula, o professor entrega um resumo dos conceitos básicos da Estatística descritiva, abordados e analisados em sala de aula, conforme consta abaixo. Com base nos comentários recebidos dos colegas e das informações do resumo, cada grupo elabora um mapa conceitual, com registro das ideias e significados que atribuem, nesta etapa inicial de exploração, aos conceitos trabalhados. As redações e os mapas devem ser entregues ao professor, que comenta sobre e os reproduz em cópias, para serem analisados, outra vez, ao final dos estudos.
Clique aqui para ver o resumo de conceitos
Avaliação:
- Registros, em ficha de acompanhamento da realização das atividades, preenchida pelo professor, observando a turma, e individualmente pelos estudantes, referente à participação, conduta e ao entendimento nas atividades propostas.
- Análise das redações, dos comentários dos grupos nas redações de colegas e dos mapas conceituais.