Etapa 3

Pesquisas Estatísticas Fora da Sala de Aula
Capa Etapa 3

ORIENTAÇÕES:

DURAÇÃO:

A Etapa 3 da sequência didática está organizada em dez períodos de aula (podendo ser adaptada a critério do professor).

A oportunidade de os estudantes vivenciarem a experiência de realizar suas próprias pesquisas também fora de sua sala de aula propicia uma ampliação de seus conhecimentos estatísticos. Assim, além de desenvolver a compreensão para interpretar e utilizar adequadamente os conceitos de Estatística, o que contribui para a sua formação intelectual e de comunicação, ao aprimorarem competências de ler e interpretar informações, também evoluem na sua formação emocional e afetiva, propiciada por momentos de interação social.

Objetivos de aprendizagem:

- Aumentar a população ou amostra entrevistada e também o número de dados coletados;

- Formular um instrumento de pesquisa;

- Coletar dados para uma pesquisa;

- Construir tabelas de frequências e efetuar cálculos estatísticos;

- Representar os dados coletados, utilizando-se de diversos tipos de gráficos;

- Utilizar os conceitos estatísticos na elaboração, análise e apresentação da pesquisa;

- Socializar as produções com a comunidade, apresentando os resultados da pesquisa na mostra de trabalhos realizada pela escola.

- Propor ações que podem ser tomadas referente aos resultados da pesquisa.

Metodologia:

A turma se organiza em grupos e o professor auxilia, se necessário, os estudantes na escolha do tema de pesquisa. Com o tema definido, é elaborado um questionário para ser aplicado ao público alvo da pesquisa.

Os estudantes, se dirigem para fora da escola, aplicam o questionário à população escolhida. O professor define um tempo para retornarem e, ao chegarem, organizam os dados, calculam e transformam em tabelas e gráficos.

O professor questiona e dialoga sobre os objetivos e conclusões que devem ser demonstrados claramente para a população em forma de cartazes ou banners para que participem de uma mostra de trabalhos.

Atividade 1

Primeiramente o professor propõe que a turma se organize em grupos, e com questionamentos e reflexões, conduz os estudantes na escolha de um assunto para realizar uma pesquisa Estatística, preferencialmente de seu interesse em conhecer uma situação ou problema próximo da sua realidade, como por exemplo, do que vivenciam no bairro, comunidade ou cidade onde residem.

Com isso, formulam a questão de pesquisa (expressar como pergunta o que buscam conhecer ou compreender melhor), realizam um estudo e escrevem sobre o tema de modo a evidenciar a abordagem que pretendem explorar, elaboram o objetivo geral (o que pretendem alcançar a pesquisa: Caracterizar .... Descrever... Avaliar... Comparar ...).

Atividade 2

No segundo momento são construídos os instrumentos de pesquisa. Cada grupo elege e elabora o instrumento para o levantamento dos dados (questionário, ficha ou outro) e definem a fonte dos dados (quem serão os participantes ou qual será o banco de dados a ser consultado) discutindo sobre a população ou o tipo de amostragem adequado para a pesquisa.

Atividade 3

Os dados são coletados fora da sala de aula, portanto em alguns momentos os estudantes podem estar fora da escola, durante um período determinado de tempo para a coleta dos dados.

Atividade 4

Novamente, em sala de aula, com os dados coletados, esses são categorizados e organizados em tabela para, posteriormente, obter as medidas de tendência central e a sua representação em gráficos.

Com isso e a partir da análise e interpretação dos dados, os estudantes destacam os resultados e elaboram as conclusões retomando a questão de pesquisa e o objetivo geral.

Por fim, acontece uma primeira apresentação da pesquisa em sala de aula; cada grupo elabora, em folhas A4, os diversos tópicos do trabalho (título identificando o tema, uma breve apresentação do tema, a questão de pesquisa, objetivo, instrumento de coleta de dados, o contexto da pesquisa, tabela, gráfico, resultados e conclusões) para apresentar e receber colaborações dos colegas e do professor, no sentido de poder ainda ser aprimorado.

Atividade 5

Como finalização, é sugerida uma segunda apresentação das pesquisas, com a construção de estandes para, por exemplo, uma Mostra de Trabalhos (Científicos, de Matemática, ...), organizada na escola, como um evento de integração e divulgação das ações da escola para a comunidade em que está inserida.

Avaliação:

- Registros, em ficha de acompanhamento da realização das atividades, preenchida pelo professor, observando a turma, e individualmente pelos estudantes, referente à participação, cumprimento das atividades, conduta, comprometimento com os colegas do grupo e entendimento dos conceitos estatísticos.

- Produção dos estudantes no desenvolvimento da pesquisa.

- Avaliação do professor, por pares e autoavaliação dos trabalhos na apresentação da pesquisa em sala de aula.

- Aprimoramentos dos materiais do trabalho, considerando a avaliação da apresentação em sala de aula.

- Criação do estande e apresentação da pesquisa para a comunidade na Mostra de Trabalhos.

Ficha de acompanhamento das atividades