Etapa 5

Novas Estratégias Para Aprimorar e Fazer Avançar a Aprendizagem
Capa Etapa 5

ORIENTAÇÕES:

DURAÇÃO:

A Etapa 5 da sequência didática está organizada em quatro períodos de aula (podendo ser adaptada a critério do professor).

A Estatística, atualmente, é uma ferramenta indispensável para profissionais que precisam analisar informações em suas tomadas de decisões diárias, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal. Pode-se até pensar que suas técnicas da Estatística nasceram neste mundo contemporâneo em que se valoriza cada vez mais a rapidez e a agilidade das informações, de um mundo onde o avanço tecnológico é constante. Porém a utilização da Estatística como suporte para a tomada de decisões é verificada também no mundo antigo, e indícios de sua utilização são encontrados desde a Era antes de Cristo.

Além disso, a Estatística é um dos assuntos presentes no ENEM e em outras avaliações, em razão de sua importância para a organização e compreensão de fenômenos investigados por tomada de dados em vários contextos da sociedade. Mas os estudantes, ainda mais os que não têm o hábito de ler, mostram dificuldades em responder questões que envolvam textos, gráficos e tabelas.

Partindo de uma visão sócio histórica da Educação Estatística, é possível caracterizar o processo de ensino e aprendizagem da Estatística como um conjunto de ações e estratégias que devem propiciar ao educando apropriar-se de conhecimentos que possam a ser úteis em sua prática da cidadania.

Objetivos de aprendizagem:

- Destacar e discutir os principais eventos relacionados com a história da Estatística;

- Produzir um filme tendo por base os conceitos estudados;

- Realizar atividades que possibilitem o debate de questões sociais e políticas, como por exemplo questões do ENEM;

- Participar de debate com estudantes e a professor, através de uma roda de conversas, pautada por uma postura democrática de trabalho pedagógico, em que os estudantes concordem em refletir sobre elas;

- Relatar, em um texto dissertativo, a vivência da pesquisa.

Metodologia:

Nesta última etapa são desenvolvidas cincos atividades, como exploração de aspectos históricos confrontados com a atualidade e a produção dos estudantes, em vídeo, com destaque ao que atribuem de importância Estatística também nos dias de hoje. Na sequência, novo mapa conceitual é elaborado, partindo do inicial que deve receber ajustes e complementos. Por fim, os estudantes participam de uma gincana em que são avaliados os conteúdos de aprendizagem e o fechamento desta unidade de estudos se dá com a realização de uma roda de conversas, para que os estudantes compartilhem suas visões sobre a importância de se promover o estudo da Estatística na escola.

Assim, descreve-se cada uma dessas atividades, conforme segue:

Atividade 1

Os estudantes recebem uma cópia do texto “Pra que serve Matemática?”, do livro Imenes L. M., Jakubovic J. e Lellis M. C. Estatística. 4 ed. São Paulo: Saraiva 2013. p. 35-41, que destaca fatos da História da Estatística. O professor dialoga sobre o texto com a classe para esclarecer curiosidades e dúvidas a respeito do assunto e para promover uma comparação entre como era a Estatística no passado e como é nos dias de hoje.

Atividade 2

Os grupos se reúnem e organizam a produção de um filme para destacar a importância da Estatística na vida das pessoas.

A produção do filme serve de motivação para os estudantes se envolverem em uma obra cultural e, ao mesmo tempo, para retomar e revisar o que foi estudado, além de ser uma atividade adiantada da gincana que acontece como Atividade 4 desta mesma etapa.

Atividade 3

Novamente, em sala de aula e em grupos, os estudantes recebem o mapa conceitual elaborado na Etapa 1 e, com base nos estudados e atividades de aprendizagem realizados, elaboram um novo mapa conceitual, adequando ideias e complementando de modo a ampliar a rede de conceitos inicialmente apresentada. O mapa conceitual também é considerado parte da gincana.

Atividade 4

Uma gincana é organizada, pelo professor, com desafios sobre o conteúdo e incluindo questões do ENEM, para que os estudantes interajam, se divirtam e continuem aprendendo com uma estratégia lúdica que serve também para testar os conhecimentos dos estudantes construídos a respeito do conteúdo de Estatística proposto.

A pontuação da gincana é atribuída como registro de desempenho no desenvolvimento das quatro tarefas apresentadas a seguir:

Tarefa 1

Três mesinhas da sala de aula são identificadas com os valores: 5, 10 e 15 pontos; conforme o nível de dificuldade das questões: muito fácil, fácil e difícil. Cada mesinha tem três folhas com as questões e viradas para baixo, que os estudantes só podem ver depois de serem escolhidas. Quando é dado o sinal, um estudante de cada grupo se dirige à mesinha e, ao pegar a questão, tem dois minutos para resolver juntamente com os colegas do grupo, depois, um de cada grupo se dirige ao quadro para demonstrar a resolução para todos da turma. São três rodadas, em cada uma ganha pontos totais os grupos que acertam a questão e, em casos de acertos parciais, a pontuação é proporcional aos acertos. O professor comenta cada questão ao ser apresentada no quadro, explicando e esclarecendo todas as dúvidas apresentadas. A pontuação é exposta no quadro para cada grupo acompanhar os resultados.

Tarefa 2

Os filmes produzidos anteriormente pelos grupos são apresentados para a turma. A elaboração de roteiros e as gravações iniciam na escola, ficando a edição como atividade extraclasse. Para decidir a pontuação de cada grupo, o professor solicita que os estudantes votem (erguendo a mão) para a escolha da melhor produção e, após, da que fica em segundo lugar. Com isso, são atribuídos 15, 10 e 5 pontos, de acordo com classificação obtida por cada grupo.

Tarefa 3

Os mapas conceituais, elaborados no início dos estudos sobre conhecimento do conteúdo Estatística, são agora retomados para uma análise e complemento que podem ser propostos com os estudos realizados. Um novo mapa, ou o mesmo é aprimorado, é confeccionado e todos são expostos para serem apreciados e avaliados pelos colegas que atribuírem uma pontuação: 15 para o mais completo, 10 para o segundo e 5 para o terceiro.

Tarefa 4

Os estudantes novamente procedem a uma avaliação, pontuando os trabalhos de pesquisa apresentados na Mostra de Trabalhos realizada na Escola. O trabalho julgado melhor ganha 15 pontos e os demais ganham 10 ou 5 pontos, conforme a avaliação recebida.

Resultado da gincana:

O grupo que acumular mais pontos, no desenvolvimento das quatro tarefas, acima apresentas, é o vencedor. A premiação é uma festinha na sala de aula, organizada e patrocinada pelos demais grupos e pelo professor, para todos os colegas da turma.

Atividade 5

Como finalização, é realizada uma roda de conversas para refletir e dialogar sobre a relevância de aprender Estatística no Ensino Fundamental e sobre as atividades que foram promovidas. Após, como atividade de fechamento, os estudantes relatam, em um texto dissertativo, essa vivência da aprendizagem da Estatística.

Avaliação:

- Registros do professor, em fichas individuais, com base nas observações, feitas em sala de aula, das condutas e participação dos estudantes e no acompanhamento da realização das atividades.

- Desempenhos e participação na realização das tarefas da gincana.

- Relatos dos estudantes da vivência dos estudos e da realização das pesquisas.

Ficha de acompanhamento das atividades


Pra que serve matemática? (PDF)


Questões para a gincana (PDF)