Etapa 2

Pesquisas Estatísticas em Sala de Aula
Capa Etapa 2

ORIENTAÇÕES:

DURAÇÃO:

A Etapa 2 da sequência didática está organizada em quatro períodos de aula (podendo ser adaptada a critério do professor).

A aprendizagem é tanto mais relevante quanto mais os estudantes vivenciam a experiência de realizar suas próprias pesquisas para que desenvolvam habilidades importantes para a compreensão e utilização adequada dos conceitos básicos da Estatística. A aprendizagem só concretiza para os estudantes, se for significativa, ou seja, se considerar situações familiares a eles, com as quais podem relacionar novos conceitos de modo que sejam compreendidos e que façam sentido ao serem propostos em situações contextualizadas para serem investigadas e analisadas.

Objetivos de aprendizagem:

- Realizar uma pesquisa em sala de aula;

- Delimitar o tema;

- Elaborar questões para a pesquisa;

- Coletar dados para a pesquisa;

- Utilizar os conceitos da Estatística na organização e análise dos dados e na apresentação dos resultados da pesquisa.

Metodologia:

Os estudantes atuam em grupos para elaborar, realizar e apresentar os resultados de pesquisas feitas em sala de aula, sendo os colegas e eles próprios do grupo os participantes respondentes de questionários elaborados para o levantamento de dados.

Atividade 1.

No primeiro momento, os estudantes, organizados em três grupos, escolhem um assunto de seu interesse (altura, peso, disciplinas que mais gosta, notas, hábitos, gostos, etc.) para realizar uma pesquisa Estatística dentro da sala de aula. Eles formulam questões sobre o tema para fazer aos colegas, sempre orientados pelo professor.

Atividade 2.

Tendo questão de pesquisa, inicia-se a coleta de dados. Os estudantes caminham pela sala e dirigem-se aos colegas para entrevistá-los. Todos respondem as questões de todos os grupos, inclusive as do próprio grupo, de modo que a classe toda é participante da amostra. O professor esclarece que a população são todos estudantes da escola e a turma é uma amostra dessa população.

Após terem as respostas das questões, todos retornam ao grupo para categorizar as respostas e organizar os dados conforme seu entendimento sobre os conceitos de Estatística, tendo o professor como orientadora e esclarecedora de dúvidas, em cada grupo, se há necessidade. Guiado pela observação atenta, o professor auxilia na organização dos dados esclarecendo dúvidas ou incertezas na tomada de decisões.

Atividade 3

Partindo dos dados, coletados e organizados em tabelas, são realizados os primeiros cálculos, pelos quais os estudantes analisam situações-problema relacionadas às variáveis qualitativa e quantitativa, frequências e medidas de tendência central (média aritmética, moda, mediana e amplitude). Esses conceitos, já estudados, neste momento se tornam indispensáveis para a construção e interpretação do fenômeno que está sendo analisado.

Nesta mesma atividade, é discutido com os grupos sobre tipos de gráficos que podem ser utilizados, de modo que sejam adequados aos dados a serem representados. A seguir, cada grupo escolhe os tipos de gráficos, com a solicitação de que usem ao menos dois modelos diferentes.

Feitas as escolhas, é realizada uma reflexão para que analisem e justifiquem a opção por um ou outro tipo de gráfico, pensando em grupos e respondendo por escrito as seguintes questões:

a) Qual motivo levou o grupo a optar por esses tipos de gráficos?

b) O grupo teve dificuldade para construir os gráficos, quais foram?

Com este relato dos grupos, é discutido na classe sobre as escolhas e são compartilhadas, com a ajuda do professor, sugestões para o enfrentamento das dificuldades e, com isso, para o aprimoramento dos gráficos.

Com as tabelas, as medidas de tendência central e gráficos prontos, os grupos se debruçam para escrever sobre o fenômeno investigado e os resultados que encontraram. Com isso, são construídos cartazes para uma apresentação em classe em que deve constar: dados de identificação, uma breve apresentação do fenômeno investigado, a questão de pesquisa e o questionário utilizado para fazer as entrevistas, as tabelas, os gráficos e os resultados como conclusão do trabalho.

Para finalizar, os estudantes elaboram, individualmente, um depoimento escrito sobre as apresentações e o conhecimento adquirido no decorrer da aula. O professor analisa os depoimentos e os sintetiza para cada grupo, integrando também o seu parecer, para retornar aos grupos como uma das formas de avaliação.

Avaliação:

- Registros, na ficha de acompanhamento da realização das atividades, preenchida pelo professor, com as observações feitas no decorrer dos trabalhos, e individualmente pelos estudantes, referente à participação, conduta e aprendizagem com as atividades realizadas.

- Análise dos cartazes e das apresentações, feita pelo professor e considerando os depoimentos dos estudantes.

- Depoimentos escritos individualmente.

Ficha de acompanhamento das atividades